Garanta já o seu ingresso

O Carnaval

Avaliação

Como acontece

Aqui você saberá tudo sobre o tempo de desfile, quesitos de julgamento, obrigatoriedades a serem cumpridas pelas escolas de samba, corpo de jurados, critério de notas e muito mais.

Tempo de desfile

Cada escola deve fazer o mínimo de 65 e máximo de 75 minutos de desfile. Para cada minuto não utilizado ou para cada minuto excedente, a escola é penalizada em (0,1) um décimo.

Obrigatoriedades

Todas as escolas possuem algumas obrigatoriedades na hora de pisar na avenida.

Componentes

Min.: 2.500 | Máx.: 3.500

Componentes da Diretoria

Max.: 200, não incluindo os empurradores de alegoria (que por escola somam um número 70 a 100 integrantes).

Carros alegóricos

Min.: 5 | Max.: 6

Carro acoplado

É permitido somente 1 (um)

Elementos cenográficos (Tripés)

É permitido até 3 (três) elementos (com no máximo 2 (dois) componentes sobre cada um deles).

Ala das Baianas (somente mulheres)

Min.: 70 integrantes

Ala da Bateria

Min.: 200 ritmistas

Comissão de Frente

Min.: 10 | Max.: 15 componentes

1 (um) Elemento cenográfico

O Juri

O juri é composto por 36 membros, sendo quatro julgadores por quesito que avaliam: harmonia, fantasia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeiras, comissão de frente, samba-enredo, bateria, enredo e evolução. São notas de 9 a 10, que podem ser fracionadas, e a mais baixa é descartada, ou seja, são consideradas apenas três notas para compor o valor final.

Pontuação

Cada julgador concede notas de 9 (nove) a 10 (dez) pontos, esclarecendo que:

Serão admitidas notas fracionadas em decimais, tais como 9,1; 9.2; 9.3 e assim sucessivamente até a nota máxima de 10 pontos.

São válidas, para cada agremiação, em cada Quesito, apenas as 3 (três) maiores notas descartando a menor nota concedida.

Acesso e decesso

A agremiação que, após a apuração, ficar na 13a e 14a posições cumprirá o decesso para a Série A. A agremiação campeã da Série A ganhará o acesso para desfilar no Grupo Especial no Carnaval 2020.

*Não é permitido utilizar “merchandising” nos carros alegóricos, elementos cenográficos (exceto nas vestimentas dos empurradores das alegorias); instrumentos de sopro na Ala da Bateria; desfilar com animais vivos de qualquer espécie e também é proibida a apresentação de pessoas com a genitália ã mostra, mesmo que decorada ou pintada.

Quesitos de Avaliação

São nove quesitos de avaliação que determinam uma escola campeã: harmonia, fantasia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeiras, comissão de frente, samba-enredo, bateria, enredo e evolução.