Garanta já o seu ingresso

Notícias

Portela

Primeira torcida organizada de uma escola de samba, Guerreiros da Águia completa 15 anos

O dia 25 de outubro foi de festa para os torcedores portelenses. Mais antiga torcida organizada da agremiação e pioneira do Carnaval carioca no ramo, a Guerreiros da Águia completa 15 anos. A comemoração, no entanto, será apenas em novembro, no dia 17, a Portela abre as portas da sua quadra para receber outras torcidas organizadas em uma confraternização que também celebra o aniversário de Tia Surica. 

Foto/Divulgação 

Fundada por meio de conversa telefônica entre os amigos Marcelo Moura e Jorge Anselmo, a Guerreiros da Águia nasceu em 2003. A ideia da fundação, porém, já existia quatro anos antes. Em 1999, Anselmo teve a ideia de levar para a concentração da Portela uma faixa com os dizeres “Avante, Portela!”. A paixão que o torcedor tinha pelo Flamengo e sua participação na torcida Raça Rubro-Negra o inspirou a levar o amor azul e branco de uma forma organizada à Marquês de Sapucaí.

A Guerreiros foi reconhecida como torcida pioneira da Avenida em dezembro de 2004, na revista da Liesa Ensaio Geral. Antes disso, em agosto do mesmo ano, o torcedor José Alves já havia feito um site oficial para a organizada, o que segundo os criadores “foi a primeira de uma série de iniciativas que expandiram o desejo e o sonho de conectar portelenses apaixonados de todas as partes”.

A Guerreiros da Águia inovou na forma de participação dos portelenses nos desfiles, nos ensaios técnicos e na quadra. Trouxe o torcedor para o contato mais íntimo com sua escola do coração e deu voz aos que queriam expressar seu carinho pela agremiação”, disse Beth Ferreira, diretora social da Portela e integrante da torcida.

Foto/Divulgação 

Após a criação da organizada, outras torcidas surgiram tanto na Portela quanto em outras escolas de samba: “A Guerreiros estabeleceu um padrão, abrindo caminho para que outras torcidas surgissem”, comentou a diretora, que completou: “A criação dela faz jus à lição de Paulo, de Clara, de Natal e de tantos anônimos que passaram pela escola”. Famosa pela festa nas arquibancadas da Sapucaí durante os ensaios técnicos da Portela apresenta-se sempre num clima de confraternização e irmandade entre as outras torcidas das escolas coirmãs, mostrando que se diferenciam em vários aspectos das organizadas pelos times de futebol.

Notícias Relacionadas

Primeira torcida organizada de uma escola de samba, Guerreiros da Águia completa 15 anos
Portela

Primeira torcida organizada de uma escola de samba, Guerreiros da Águia completa 15 anos

O dia 25 de outubro foi de festa para os torcedores portelenses. Mais antiga torcida organizada da agremiação e pioneira do Carnaval carioca no ramo, a Guerreiros da Águia completa 15 anos. A comemoração, no entanto, será apenas em novembro, no dia 17.

Leia mais
Portela fecha parceria com Jean Paul Gaultier para o Carnaval 2019
Portela

Portela fecha parceria com Jean Paul Gaultier para o Carnaval 2019

Conhecido por suas criações que desafiam tabus no mundo da moda, o estilista Jean Paul Gaultier fará sua estreia no carnaval carioca. Em 2019, Gaultier assinará as fantasias de uma das alas da Portela.

Leia mais