Garanta já o seu ingresso

Notícias

Rio de Janeiro

Rio oficializa 'Dia da Mulher Sambista' em homenagem à Ivone Lara

De uma página no Facebook, para as mãos de um vereador, passando por votação na Câmara e, enfim, sancionada pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Esse foi o caminho da agora Lei Nº 6.454, de 4 de janeiro de 2019, que institui o ‘Dia da Mulher Sambista’ no calendário carioca. A data será comemorada em 13 de abril, dia do nascimento de Dona Ivone Lara.

Tudo começou com a ideia do ‘Sambistas da Depressão’, página no Facebook de humor carnavalesco. Em 17 de abril de 2018, um dia após a morte de Dona Ivone Lara, o grupo publicou em rede social que havia enviado ao vereador Tarcísio Motta (PSOL-RJ) a proposta de lei para tornar a data do nascimento da baluarte como o ‘Dia da Mulher Sambista’.

A proposta foi aprovado em duas votações em plenário, uma em 29 de novembro e outra em 6 de dezembro. E seguiu para a sanção do prefeito Marcelo Crivella, que na última sexta-feira (4) deu o aval para o Rio de Janeiro, todo 13 de abril, comemorar o ‘Dia da Mulher Sambista’ e exaltar a baluarte.

Dona Ivone Lara é considerada uma das matriarcas do samba no Brasil. Foi a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma agremiação e compor um samba-enredo. Fez história no Império Serrano, onde foi homenageada em vida em 2012, com o tema ‘Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba’. Na ocasião, a escola terminou no segundo lugar do Grupo de Acesso.


Foto destaque | Divulgação

Notícias Relacionadas

Primeira torcida organizada de uma escola de samba, Guerreiros da Águia completa 15 anos
Portela

Primeira torcida organizada de uma escola de samba, Guerreiros da Águia completa 15 anos

O dia 25 de outubro foi de festa para os torcedores portelenses. Mais antiga torcida organizada da agremiação e pioneira do Carnaval carioca no ramo, a Guerreiros da Águia completa 15 anos. A comemoração, no entanto, será apenas em novembro, no dia 17.

Leia mais
Portela fecha parceria com Jean Paul Gaultier para o Carnaval 2019
Portela

Portela fecha parceria com Jean Paul Gaultier para o Carnaval 2019

Conhecido por suas criações que desafiam tabus no mundo da moda, o estilista Jean Paul Gaultier fará sua estreia no carnaval carioca. Em 2019, Gaultier assinará as fantasias de uma das alas da Portela.

Leia mais